Conhecer melhor as pessoas que compõem a nossa escola, sempre foi um dos nossos grandes objetivos, considerando o aluno como parte primordial e razão de ser de todo o processo pedagógico, é que passamos analisá-los de diversas formas, buscando traçar o perfil, mas coerente e próximo da realidade a qual estão inseridos. Assim elaboramos um instrumento de análise, sendo ele um questionário disponível em anexo, e realizado por 270 estudantes, o que representa 45% do total de alunos matriculados, várias questões foram estudadas, explicitadas e explicitadas a seguir.
Em relação à formação da família foi detectado que 64% vivem com o pai, a mãe e irmãos, 11% convivem só com a mãe e irmãos ,5% sem os pais,apenas com parentes,20% convivem com os pais ,avós ,tios, e outras pessoas sem laço de parentesco. Percebemos que 62% das pessoas que convivem com os mesmos estudam. A participação dos pais e responsáveis no cotidiano escolar ainda é muito pequena, na maioria das vezes só aparecem se convocados, sendo que muitos nem assim visitam a escola para se inteirar da vida escolar dos educando.
A atividade econômica predominante é a agricultura familiar de subsistência, visto que 80% dos entrevistados descrevem suas atividades com o trato com o campo, plantar, colher como única atividade de sustentação de sua família, contam também com a assistência do governo federal como Bolsa Família, 59% das famílias são beneficiárias, em se tratando da renda familiar identificamos que 65 % vivem com até um salário mínimo, 32% dois salários mínimos, 3% mais de dois salários mínimos.
No que tange a moradia verificamos que 87% possuem casa própria, 11% vivem em casa de aluguel, 12% cedida por outros, essas residências tem uma média de 3 quartos , alguns possuem banheiro e água encanada , a grande maioria energia elétrica 94%, portanto saneamento básico segundo o que foi respondido pelos alunos, ainda é um problema vivenciado por eles ,visto que o mínimo necessário ainda não é assegurado.No que tange a comunicação dos mesmos verificamos que 81% das famílias possuem telefone celular,89% televisão o que comprova que realmente as informações estão mais acessíveis a todos.
Os estudantes bem como toda a comunidade do Pau-Ferro contam com um PSF( posto de saúde da família), duas agentes de saúde atuam na área ,assistindo as famílias ,segundo elas as doenças mais comuns na comunidade ,tanto nas crianças, quanto nos adultos é a gripe ,diarréia e a escabiose ,as agentes tem tomado medidas ligada a busca da conscientização da população principalmente o cuidado com a higiene das crianças, a importância da vacinação , bem como com as grávidas.
Sabendo da necessidade de respeitar a diversidade cultural, a religião, a escolha do outro, precisamos melhor conhecê-las, para melhor norteá-las no currículo escolar. Os estudantes são predominantemente cristãos, sendo 69% católicos, 20%evangélicos, 11% não quiseram opinar, ou não tem uma religião definida.
Assim concluímos nossa relação de dados em que toda a equipe escolar esteve engajada a fim de oferecer informações que defina de forma mais fiel possível, o perfil do povoado Pau Ferro, bem como da Escola Pedro Simas de Souza, e de toda a comunidade, que a compõe, família, educando, educadores, gestores, profissionais de apoio, objetivando construir a escola que se faz necessário, capaz de atender as especificidades do momento em que está inserida, privilegiando um lugar de aprendizagens, de construção de relações, de expectativas e de superação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário